Coordenador : Luciana Gageiro Coutinho
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391782.2206.49601.07092023
Departamento/Setor: SFP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos universitários da UFF e estudantes do Colégio Amaro Cavalcanti. Professores e equipe pedagógica da escola.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense -FEUFF Colégio Estadual Amaro Cavalcanti
Objetivo
Avançar na promoção das ações extensionistas articulando pesquisa e ensino e extensão. Relacionar a comunidade universitária e escolar a uma discussão interdisciplinar de questões sobre o mal estar e o sofrimento psíquico na atualidade. Ampliar a comunicação entre a universidade e a escola e construir uma rede de trocas de experiências, promovendo acolhimento no retorno às aulas presenciais após o afastamernto pela pandemia do covid 19. Investigar e intervir sobre o mal estar e o sofrimento psíquico na atualidade e modos de produção de laços sociais com/entre os jovens. Contribuir na formação do estudantes de graduação numa perspectiva interdisciplinar. Construir conjuntamente com os bolsistas advindos da graduação e inseridos no contexto do público jovem visado pelo projeto uma agenda de ações, intervenções sociais e políticas para o enfrentamento dos signos de mal-estar da juventude. Realização de atividades que envolvam o coletivo da instituição a serem elaboradas a partir do intercâmbio com a instituição (palestras, oficinas, rodas de conversa, etc.)
Resumo
O projeto de extensão Da escola à universidade: escutando o mal-estar foi concebido tendo em vista os alarmantes índices de crescimento de tentativas de suicídio e sofrimento psíquico entre os jovens no Brasil nos últimos anos, o que tem se constituído em uma questão de saúde coletiva, agravada ainda mais com a pandemia do covid 19 Visando atender às demandas institucionais e sociais que se fazem cada vez mais urgentes, assim como a construção de possíveis estratégias de tratamento desse problema a serem posteriormente ampliadas e difundidas pelas redes de saúde e educação, o projeto propõe a construção de uma agenda de intervenções em escolas e universidades utilizando o dispositivo de rodas de conversas com professores e alunos das escolas e universidades participantes. A construção da ação em consonância com atividades de extensão que vem sendo realizadas também em outras universidades tem como eixo norteador a necessidade de ampliar a discussão e as intervenções sobre o mal-estar e o sofrimento psíquico no público jovem considerando sua dimensão sócio-política.